quarta-feira, 4 de março de 2009

Apometria. Isto é o que mesmo?

"O termo Apometria vem do grego Apó - preposição que significa além de, fora de, e Metron - relativo a medida. Representa o clássico desdobramento entre o corpo físico e os corpos espirituais do ser humano. Não é propriamente mediunismo, é apenas uma técnica de separação desses componentes.
A Apometria é uma técnica de desdobramento que pode ser aplicada em todas as criaturas, não importando a saúde, a idade, o estado de sanidade mental e a resistência oferecida. É um método geral, fácil de ser utilizado por pessoas devidamente habilitadas e dirigentes capazes. Apresenta sempre resultado eficaz em todos os pacientes, mesmo nos oligofrênicos profundos sem nenhuma possibilidade de compreensão.


Conceito Geral

Para podermos compreender o que seja, vamos direto à origem, vamos refletir sobre o livro Apometria, do Dr. José Lacerda, seu criador e divulgador.

Vamos entender a palavra, o conceito trazido pelo livro:

"O termo Apometria vem do grego Apó - preposição que significa além de, fora de, e Metron - relativo a medida. Representa o clássico desdobramento entre o corpo físico e os corpos espirituais do ser humano. Não é propriamente mediunismo, é apenas uma técnica de separação desses componentes.
A Apometria é uma técnica de desdobramento que pode ser aplicada em todas as criaturas, não importando a saúde, a idade, o estado de sanidade mental e a resistência oferecida. É um método geral, fácil de ser utilizado por pessoas devidamente habilitadas e dirigentes capazes. Apresenta sempre resultado eficaz em todos os pacientes, mesmo nos oligofrênicos profundos sem nenhuma possibilidade de compreensão.

O êxito da Apometria reside na utilização da faculdade mediúnica para entrarmos em contato com o mundo espiritual da maneira mais fácil e objetiva, sempre que quisermos. Embora não sendo propriamente uma técnica mediúnica, pode ser aplicada como tal, toda vez que desejarmos entrar em contato com o mundo espiritual".

Primeiro ele afirma ser uma técnica de desdobramento, então vamos ver o que é um desdobramento:

De acordo com o dicionário Aurélio, Desdobramento é o ato ou efeito de desdobrar-se. Desdobrar é: "Abrir ou estender (o que estava dobrado). 2. Dividir em dois. 3. Fracionar ou dividir em grupos. 4. Dar maior incremento ou atividade a. 5. Dividir (uma tora de madeira) em tábuas. 6. Abrir-se (o que estava dobrado). 7. Fazer-se em dois. 8. Desenvolver-se, incrementar-se. 9. Prolongar-se no espaço ou no tempo. 10. Manifestar-se, produzir-se".


No Wikipédia:

"Projeção da consciência, experiência fora-do-corpo (EFC), experiência extracorporal, desdobramento, projeção astral ou viagem astral são termos usados alternativamente para designar as supostas experiências fora-do-corpo (do inglês, out-of-body experience – OBE ou OOBE) que poderiam ser realizadas por qualquer pessoa, estando em estado de vigília (acordado) ou por meio de sonhos lúcidos, via meditação profunda, ou outras técnicas de relaxamento. A Projeciologia acredita que, durante a projeção, quando lúcida, o indivíduo está ciente de que se encontra fora do próprio corpo, projetado por meio do (corpo astral, duplo etérico ou perispírito). E por intermédio da projeção da consciência, seria possível conhecer dimensões extrafísicas, relativas ao plano astral ou espiritual, assim como ao plano etérico."

"A projeção da consciência é uma experiência tipicamente subjetiva, descrita muitas vezes como próxima a sensação corporal de estar flutuando como um balão, e em alguns casos conforme relatos, havendo a possibilidade de estar vendo o próprio corpo físico, olhando-o sob o ponto de vista de um observador, fora do seu próprio corpo (autoscopia). Estatisticamente, uma em cada dez pessoas afirma ter tido algum tipo de experiência fora do corpo em suas vidas. Para alguns, o fenômeno ocorre espontaneamente, enquanto para outros está relacionado a circunstâncias de perigo, como os estados de coma, em sonho profundo, ou também relacionados as experiência de quase-morte, ou mesmo induzida através do uso de drogas e psicotrópicos.

A projeção astral com freqüência é associada ao esoterismo e o movimento da Nova Era. Paralelamente, a medicina começa a tratar o assunto com mais atenção devido aos inúmeros relatos de experiências quase-morte (EQM). No entanto, explicações científicas parciais foram elaboradas para as EQMs que não envolvem a projeção da consciência que, continua sem explicação científica.

Bunning e Blanke (2005) do Laboratório de Neurociência Cognitiva, Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (EPFL), Lausanne, e Departamento de Neurologia, Hospital Universitário, Genebra, Suíça, revisaram alguns dos fatores clássicos que indicam e podem induzir a autoscopia. Estes são sono, abuso de droga, e anestesia geral, assim como o próprio neurobiologismo."

Vejam que em nenhum momento se fala em espiritismo ou técnica espírita. Mas muitos vão dizer que existe desdobramento no espiritismo. Então vamos procurar no Livro dos Espíritos.

"400. O Espírito encarnado permanece voluntariamente no envoltório corporal?

– É como perguntar se o prisioneiro está satisfeito sob as chaves. O

Espírito encarnado aspira incessantemente à libertação, e quanto mais grosseiro é o envoltório, mais deseja ver-se desembaraçado."

"401. Durante o sono, a alma repousa como o corpo?

– Não, o Espírito jamais fica inativo. Durante o sono, os liames que o unem ao corpo se afrouxam e o corpo não necessita do Espírito. Então ele percorre o espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos."

"402. Como podemos avaliar a liberdade do Espírito durante o sono?

– Pelos sonhos. Sabeis que, quando o corpo repousa, o Espírito dispõe de mais faculdades que no estado de vigília. Tem a lembrança do passado e às vezes a previsão do futuro; adquire mais poder e pode entrar em comunicação com os outros Espíritos, seja deste mundo, seja de outro. Freqüentemente dizes: "Tive um sonho bizarro, um sonho horrível, mas que não tem nenhuma verossimilhança". Enganas-te. É quase sempre uma lembrança de lugares e de coisas que viste ou que verás numa outra existência ou em outra ocasião. O corpo estando adormecido, o Espírito trata de quebrar as suas cadeias para investigar no passado ou no futuro. Pobres homens, que conheceis tão pouco dos mais ordinários fenômenos da vida!

Acreditais ser muito sábios, e as coisas mais vulgares vos embaraçam.

A esta pergunta de todas as crianças: "O que é que fazemos quando dormimos; o que são os sonhos?" ficais sem resposta. O sono liberta parcialmente a alma do corpo. Quando o homem dorme, momentaneamente se encontra no estado em que estará de maneira permanente após a morte. Os Espíritos que logo se desprendem da matéria, ao morrerem, tiveram sonhos inteligentes. Esses Espíritos, quando dormem, procuram a sociedade dos que lhes são superiores: viajam, conversam e se instruem com eles; trabalham mesmo em obras que encontram concluídas, ao morrer. Destes fatos deveis aprender, uma vez mais, a não ter medo da morte, pois morreis todos os dias, segundo a expressão de um santo."

"No sonambulismo, o Espírito está na posse total de si mesmo; os órgãos materiais, estando de qualquer forma em catalepsia, não recebem mais as impressões exteriores. Esse estado se manifesta sobretudo durante o sono; é o momento em que o Espírito pode deixar provisoriamente o corpo, que se acha entregue ao repouso indispensável à matéria. Quando se produzem os fatos do sonambulismo, é que o Espírito, preocupado com uma coisa ou outra, se entrega a alguma ação que exige o uso do seu corpo, do qual se serve como se empregasse uma mesa ou qualquer outro objeto material, nos fenômenos de manifestações físicas, ou mesmo a vossa mão nas comunicações escritas. Nos sonhos de que se tem consciência, os órgãos, inclusive os da memória, começam a despertar e recebem imperfeitamente as impressões produzidas pelos objetos ou as causas exteriores, e as comunicam ao Espírito que, também se encontrando em repouso, só percebe sensações confusas e freqüentemente fragmentárias, sem nenhuma razão de ser aparente, misturadas que estão de vagas recordações, seja desta existência, seja de existências anteriores.É portanto fácil compreender porque os sonâmbulos não se lembram de nada e porque os sonhos de que conservam a lembrança, na maioria das vezes não têm sentido. Digo na maioria das vezes, porque acontece também serem eles a conseqüência de uma recordação precisa de acontecimentos de uma vida anterior, e, algumas vezes, até mesmo uma espécie de intuição do futuro."

No desdobramento ou na projeção, tem-se a idéia de que nossa mente vai até onde desejarmos, nossa consciência é projetada para fora do corpo físico, enquanto que na emancipação da alma, pelo afouxamento dos liames, o espírito fica parcialmente liberto e retorna ao mundo espiritual, mantendo sempre uma ligação com o corpo físico em repouso.

No item Atendimento, temos o seguinte trecho:

"No atendimento aos enfermos, é utilizada a seguinte prática: Coloca-se inicialmente, por desdobramento, os médiuns em contato com as entidades médicas do astral. Uma vez firmado o contato, faz-se o mesmo com o doente, possibilitando dessa forma o atendimento do corpo espiritual do enfermo pelos médicos desencarnados, assistidos pelos espíritos dos médiuns que então relatam todos os fatos que ocorrem durante o atendimento, tais como: os diagnósticos, as cirurgias astrais, as orientações práticas para a vida, assim como a descrição da problemática espiritual que o paciente apresenta e suas origens."

Para refletirmos sobre este trecho, trago a questão 94 do O Livro dos Espíritos:

"94. De onde tira o Espírito o seu envoltório semi-material?

-Do fluido universal de cada globo. É por isso que ele não é o mesmo em todos os mundos; passando de um mundo para outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa."

Entende-se como corpo espiritual o perispírito, assim, porque se fariam atendimentos e cirurgias médicas em um corpo que é trocado ao se mudar de mundo? Bastaria reencarnar em outro globo, e o espírito teria um perispírito novinho em folha.

Ou seja, apometria é uma técnica, que pode ser usada de forma mediúnica, que visa fazer o atendimento espiritual, no plano espiritual.
Uma coisa que não ficou bem clara, é que se o auxílio será feito no plano espiritual, para que iriam precisar do médium encarnado?

Claudia C


Um comentário:

Anônimo disse...

'Entende-se como corpo espiritual o perispírito, assim, porque se fariam atendimentos e cirurgias médicas em um corpo que é trocado ao se mudar de mundo? Bastaria reencarnar em outro globo, e o espírito teria um perispírito novinho em folha.'

Não é tão simples assim, minha cara. Difícil explicar Apometria, sem especifiar o diversos corpos da Consciência, assim como é difícil explicar Física Quântica para quem vê o átomo como algo indivisível. A parte mais externa do perispírito, conhecido como Corpo Astal, muda de orbe,contudo, não ocorre o mesmo com o Corpo Mental, e será ele ue irá forma este novo C. Astral. Desta forma, elelevará consigo todos os problemas.

Acerca dos médiuns na reunião de Apometria. Primeiramnte, por que ainda há a necessidade da comunicação mediúnica de entidades que estejam relacionados com problema a ser tratados, outra por que ainda há a necessiade de haver cirurgia no Duplo Etérico do Paciente e seriam os encarnados que doariam o material necessário para essas cirurgias. Claro q o assunto é vastíssimo, indico, então,os livros d Robson Pinheiiro (CONSCIÊNCIA - Joseph Gleber) e os novos do Ramatís.

Abç'z e adorei o seu Blog.

Loan Medeiros (medeirosloan1990@hotmail.com)

Leia também:

Related Posts with Thumbnails