Muitas pessoas ainda possuem dúvidas quanto ao que sejam provas e expiações, outras que recentemente iniciaram seus estudos também tem alguma dificuldade no assunto, motivo pelo qual resolvi escrever sobre o assunto.
Kardec traz boas definições na Revista Espírita. Segundo ele a expiação implica sempre a ideia de um castigo que traz um sofrimento maior ou menor. Ela se realiza na vida corpórea através das provas que vivencia e na vida espiritual pelos sofrimentos morais.
Já as provas implicam uma inferioridade real ou presumida. São experiências ou dificuldades que passamos enquanto encarnados que irão demonstrar uma evolução espiritual. É através das provas que nos elevamos.
Desta forma, as expiações são consequências de uma falta, o mal que sentimos, as provas são as maneiras como suportamos as diversidades.
Um espírito pode passar por provas sem que sejam expiações, mas aquele espírito que esteja expiando uma falta estará necessariamente passando por uma prova.
Na RE de 1863, Kardec diz que é um erro pensar que o caráter essencial da expiação seja o de ser imposta. Isto porque a doutrina espírita nos ensina que somos nós, enquanto desencarnados, que escolhemos nossas provas e expiações. Isto porque como espíritos, sem a influência da matéria pensamos a vida sob outra perspectiva. Por esta razão que se diz que devemos viver como homens e pensar como espíritos.
ClaudiaC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário