( Imagem retirada da Internet – autoria desconhecida)
“Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder”.( Wikipédia)
Existem em muitos lugares e principalmente nas escolas, campanhas contra o bullying, mas no meio humorístico o que se vê é exatamente o oposto. Será que é necessario fazer piada utilizando a prática do bullying?
O exemplo mais atual é o quadro do Zorra Total da Valéria e da Janete. Por ser algo frequente e repetitivo pode ser considerado bullying? O que a Valéria faz à Janete não é considerado bullying na escola? Se é divertido na tv porque não posso me divertir assim com um coleguinha na escola? Como a criança vai distinguir aquilo que é ruim na escola daquilo que é engraçado e aceito na tv?
Em sala de aula já vi alunas chamarem a outra de babuína porque a Valéria faz isto e é divertido. Como explicar que a Valéria pode porque é um personagem de comédia e ela não porque é aluna?
O humor hoje é um bullying socialmente aceito? O humor assim como nenhum tipo de comunicação deve ser censurado, mas não é por isso que deve ser aceito sem reflexão e crítica.
Mas a culpa não é do artista, é principalmente nossa, do público que se diverte ao ver alguém sendo humilhado e chamado de babuíno. Se o público não acha engraçado o quadro humorístico não vai ao ar. Se ninguém rir a piada não tem graça.
Se os adultos não respeitam as diferenças não podem educar as crianças para que o façam.
Bjs
ClaudiaC.
Um comentário:
O bullying começa em casa. Com apelidos e brincadeiras de mal gosto.
Outra pessoa que gosta de provocar o bullying na TV é o Fausto Silva na hora dos videos cacetadas. Quando aparece um venho, uma mulher que não usa fio dental, uma criança de óculos, e outros.
Um forte abraço.
Postar um comentário