terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Falta de controle motiva pensamento mágico

arquivado em Ciência Geral e Ceticismo, Mente e Cérebro @ 8.Oct.2008


pareidoliatoast21hjk

"Tribos das ilhas Trobriand que pescam no mar profundo, onde tempestades repentinas e águas desconhecidas são preocupações constantes, têm muito mais rituais associados à pesca do que aquelas que buscam peixes em águas mais rasas. Pára-quedistas vêem mais facilmente uma figura não-existente em um monte de ruído pouco antes de pular do que quando em terra. Jogadores de beisebol criam rituais em proporção direta à caprichosidade de sua posição – por exemplo, lançadores são particularmente propensos a enxergar conexões entre a camisa que vestem e seu sucesso. … Mesmo em nível nacional, quando os tempos são economicamente incertos, as superstições aumentam".

O trecho é parte de um trabalho publicado na Science nesta semana, que não se resume apenas a relatos. Jennifer Whitson e Adam Galinsky conduziram seis experimentos que confirmaram a tese de que a sensação de falta de controle aumenta a percepção de padrões ilusórios, fazendo pessoas verem algum significado onde realmente não há.

A série de experimentos é interessante pela variedade de padrões ilusórios que averigüou, como ver imagens em ruído, enxergar conspirações, desenvolver superstições e… formar correlações ilusórias sobre informações de bolsas de valores. Esta última parte, dado o contexto econômico atual, virou notícia.

"Experimentar uma perda de controle levou os participantes [do experimento] a desejar mais estrutura e a perceber padrões ilusórios. A necessidade de estar e sentir-se em controle é tão forte que os indivíduos produzirão um padrão a partir do ruído para levar o mundo de volta a um estado previsível", escrevem os pesquisadores.

Tão interessante quanto o achado principal é o detalhe de que os participantes do estudo que foram incentivados a se auto-afirmar, lembrando de um evento importante em suas vidas, viram menos imagens e conspirações ilusórias. Simples assim. [via Mindhacks]

Referência
- Lacking Control Increases Illusory Pattern Perception

Nenhum comentário:

Leia também:

Related Posts with Thumbnails