quinta-feira, 29 de abril de 2010

Para Refletirmos: "Index Librorum prohibitorum"

1º de maio de 1864 Roma, Itália

Os livros de Allan Kardec são incluídos no "Index Librorum prohibitorum" da Igreja Católica.
O Index era uma lista de livros proibidos para os católicos e seu objetivo era impedir que obras consideradas perniciosas desviassem os fiéis da doutrina da igreja ou os corrompessem. A última atualização do Index foi feita em 1948. 
Além das obras espíritas, estiveram nas edições do Index, obras de cientistas, filósofos, pensadores, romancistas e poetas como Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Nicolau Maquiavel, Erasmo de Roterdão, Baruch de Espinosa, John Locke, Berkeley, Denis Diderot, Blaise Pascal, Thomas Hobbes, René Descartes, Rousseau, Montesquieu, David Hume, Immanuel Kant, Laurence Sterne, Heinrich Heine, John Milton, Alexandre Dumas (pai e filho), Voltaire, Jonathan Swift, Daniel Defoe, Vitor Hugo, Emile Zola, Stendhal, Gustave Flaubert, Anatole France, Honoré de Balzac e muitos outros.

O Index sobreviveu até 1966, quando foi abolido pelo Papa Paulo VI.

Fonte: GEAE

(Artigo divulgado pela FEC)

É sempre bom relembrarmos a história e aquilo que costumamos criticar no outro para ver se não somos nós que repitimos aquilo que mais criticamos.

Falo isto para que possamos parar um pouco e refletir sobre nós mesmos já que soube, há pouco tempo, que alguns espíritas estão quase beirando a criação de uma lista de livros e revistas proibidas ou do mal.

Está na hora de parar de fazer aquilo que não desejamos que façam conosco.

Bjs

ClaudiaC.

Nenhum comentário:

Leia também:

Related Posts with Thumbnails